segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alunos do 3º Ano de Ensino Médio Visitam à Câmara Municipal de Suzano

No dia 30/04/2014 um grupo de alunos do 3º Ano do Ensino Médio do período noturno da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima realizaram uma visita na Câmara Municipal de Suzano.

O responsável pela visita foi o Professor Luiz Antônio Maia (história), que sempre trabalhou em suas aulas a importância da cidadania e democracia na formação dos alunos, preocupado em torná-los críticos e participativos nas decisões políticas municipais, estaduais e federais.

O professor também é responsável pelo "Projeto Cidadania" o qual fomenta à importância da participação dos alunos na construção de uma sociedade mais humana, cidadã, justa, democrática e participativa. A visita realizou-se mediante o entendimento da necessidade de fazer com que os alunos tivessem uma experiência 'além dos muros da escola' relacionada ao conhecimento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Ao chegarem à Câmara os alunos foram carinhosamente recebidos pelos funcionários do local onde já na entrada nos esperava o Vereador Marsal Lopes Rosa (em memória), que foi o responsável por apresentar o espaço aos alunos, e o Celso Casa Grande, que facilitou todo o processo para realização das ações. Os alunos também foram muito bem recebidos pelo Lucas Babesco, Felipe Lopez e pelo Alberto Marcos Figueira (Batata). Na oportunidade alguns Vereadores da Casa também vieram cumprimentar os alunos: Neusa dos Santos Oliveira (Neusa do Fadul), Quitéria David da Silva Araújo, Luiz Carlos Geraldo (Prof Luizinho), Marcos Antonio dos Santos (Maizena) e Bento Moura dos Santos (Russo). 

A conversa iniciou-se com o Vereador Marsal Rosa junto aos alunos onde o mesmo comentou sobre as funções de um Vereador, como ele havia chegado ao cargo que ocupava, explicou sobre os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esclareceu muitas dúvidas dos alunos, gremistas e do professor, logo após ocorreu do Celso Casa Grande, onde explanou sobre sua função na Prefeitura de Suzano, onde se refere às ações articuladas à juventude e ressaltou a importância dos alunos conhecerem pessoalmente a Câmara para que eles pudessem vivenciar na prática o cotidiano de uma Casa de Leis, a primeira parte da conversa findou-se com um excelente lanche preparado pela equipe da Câmara para os alunos. 

Em seguida, os alunos foram acompanhados pelo Vereador Marsal Rosa para conhecerem todas as partes e instalações do prédio, onde foi explicado como cada Secretaria funcionava e que algumas tinham suas sedes em outros lugares de acordo com suas necessidades de trabalho, logo que os alunos terminaram de conhecer os ambientes onde estão localizadas as Secretariais, foram direcionados ao espaço onde ficam os Gabinetes dos Vereadores, onde tiveram a oportunidade de entrar no gabinete do Vereador Marsal Rosa e foi explicado sobre as divisões no ambiente e como cada uma funcionava. 

Após conhecerem como funciona o Gabinete de um Vereador, os alunos foram até o espaço onde está instalado o Plenário da Câmara Municipal de Suzano onde foi explicado como funciona cada Sessão, como tudo é formado, o que é votado, como é votado, quem vota, quem era o Presidente e Vice-presidente bem como seus Secretários, onde é o espaço de cada Vereador na Mesa Diretiva... Foi um momento onde os alunos puderam vivenciar e conhecer todos os processos que envolvem uma Sessão na Câmara Municipal. Em seguida a Sessão foi iniciada, dentro de todas as obrigatoriedades necessárias, execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino à Suzano em seguida a leitura de um trecho da Bíblia (que na ocasião foi lido pela Vereadora Quitéria) e em seguida a apresentação da Pauta do dia seguida de todos os requerimentos, projetos e mais ações a serem votadas pelo Corpo de Vereadores. 

No mesmo dia, o Vereador Marsal Rosa propôs em votação uma Moção de Aplausos ao Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, pelo reconhecimento recebido da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pelo trabalho desenvolvido na E.E. Oswaldo de Oliveira Lima ao longo de 7 anos de mandato. A Moção foi aprovada em Plenária por unanimidade e nós, do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, ficamos imensamente gratos em receber tamanha homenagem da Câmara Municipal de Suzano. 

Depois de um dia onde o aprendizado na prática fez com que os alunos vivenciassem o cotidiano de uma Casa de Leis, chegou o momento de se despedir do local, porém, os alunos saíram com uma experiência maravilhosa e, sem dúvidas, com uma ampliação de horizontes e visão de mundo. 

Conhecer esse espaço possibilitou aos alunos uma forma única e especial de aprenderem na prática sobre cidadania, democracia, respeito ao próximo, valorização da cidade onde moram, mudança de alguns estereótipos e principalmente sobre os Poderes que regem o Brasil, essa visita enriqueceu o intelecto dos alunos por meio das vivencias que eles tiveram durante o dia 30/04/14. 



Fotos: "FNG"



Alunos em direção à Câmara. 

Chegada dos alunos à Câmara e recepção do Celso Casa Grande. 

Entrada dos alunos à Câmara. 


(à esquerda) Celso Casa Grande, Professor Luiz Maia e Vereador Marsal Rosa. 


Vereador Marsal Rosa iniciando a conversa junto aos alunos. 

Momento dA fala do Vereador Marsal Rosa aos alunos. 




Momento da fala do Celso Casa Grande aos alunos. 






Pausa para um lanche... 






Momento em que os alunos conheceram as Secretarias Municipais que estão no ambiente da Câmara. 


Vereador Marsal Rosa apresentando o espaço para os alunos. 








Momento em que os alunos puderam conhecer como funciona um Gabinete de um Vereador. 





Alunos no Hall de ex Presidentes. 

Aluna registrando seu nome no livro de presença da Câmara.

Luiz Antônio Maia, professor responsável pela visita. 



Fotos do Plenário e Mesa Diretiva. 




Alunos executando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Suzano. 


Momentos da Sessão. 





FOTO OFICIAL DA VISITA DOS ALUNOS À CÂMARA MUNICIPAL DE SUZANO.
30/04/14






***TODAS AS PESSOAS QUE TIVERAM SUA IMAGEM DIVULGADA NESSA POSTAGEM ASSINARAM O TERMO DE USO DA IMAGEM.*** 

O Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração parabeniza o professor Luiz Antônio Maia pela iniciativa em levar os alunos, onde também agradecemos ao Vereador Marsal Rosa pela Moção de Aplausos e pela recepção e acompanhamento durante toda a visita e por tudo que foi ensinado aos alunos, bem como a todos os Vereadores que compõem a Casa de Leis, ao Celso Casa Grande por facilitar e também acompanhar todo o processo, e aos funcionários da Câmara pela EXCELENTE forma em que todos os alunos, gremistas e o professor foram tratados.




Juliana Christie - Coordenadora Geral
 Kauanny Paulino - Secretária Executiva
 Emerson Silva - Assessor

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES


Um comentário:

  1. Parabéns ao professor e equipe pelo trabalho, exemplo de cidadania no "templo" da cidadania
    PCNP de História

    ResponderExcluir