quinta-feira, 10 de abril de 2014

PROJETO: A CIDADE DE SUZANO


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O Projeto visa aprofundar e desenvolver o conhecimento dos alunos participantes sobre o município de Suzano. Analisando seu processo histórico de formação desde a época colonial, sua hidrografia e importância no ciclo do ouro Brasileiro. O revelo, a atual posição socioeconômica no panorama nacional e os problemas diversos existentes. Agregrar as informações de diversas áreas do conhecimento, baseando-se no conceito de interdisciplinaridade e transdisciplinariedade, utilizando os recursos da WEB 2.0 como ferramentas para produção e desenvolvimento dos conteúdos.

SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIE ENVOLVIDAS:
Estudantes do Ensino Fundamental. Séries: 7ºF, 7ºG, 7ºH e 7ºI.

METODOLOGIA DE APLICAÇÃO
O conteúdo final desenvolvido deverá ser compartilhado no pátio com uma apresentação. Também será produzido um teatro sobre os conteúdos pesquisados. Para tais tarefas, deverão ser realizados em conjunto com todos os professores das diversas áreas,estudos profundos sobre os contextos históricos, geográficos, biológicos e sociais da cidade.

JUSTIFICATIVA
Segundo a organização das Orientações Curriculares pressupõe uma ação política de caráter epistemológico que leva em consideração a ideia de que o currículo é uma produção que resulta de uma construção mediada no contexto das relações sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os aspectos culturais, sociais, históricos e ambientais da sua cidade; (Chegada dos trilhos)
Reconhecer a importância das manifestações culturais na construção da identidade cultural de um povo; (Grupos Folclóricos e manifestações populares.)
Relacionar os aspectos históricos e culturais com os costumes na cidade local; (Gastronomia)
Perceber sua importância enquanto sujeito histórico na preservação do meio ambiente e sua cidade; (Minha contribuição na construção da cidade.)
Valorizar o acervo arquitetônico da cudade do século passado como elemento constitutivo de sua história; (Prédios tombados pelo poder municipal e/ou estadual.)
Apreciar as lendas da cidade, relacionando-se com o momento histórico vivenciado por personagens que contribuíram na construção da história local. Atividades: (Elas acontecerão intercaladamente).
O desenvolvimento do grupo de estudos ocorrerá em duas etapas distintas: Teórica e Prática.


PRIMEIRA PARTE:
Como nasce uma cidade (Pesquisa entre grupos do GE)
Organização em uma cidade primitiva no trabalho e educação.
História das cidades (Texto)
História de Suzano (Resumo)
As Histórias de Suzano
Os bairros do município
Educação
Economia
Comunicação (Chegada da Ferrovia)

SEGUNDA PARTE:
Exposição de cartazes, apresentação dos alunos no dia 01/04
Cronograma: Início com o Grêmio, Hino Nacional, Hino da Cidade, Apresentação com os alunos sobre a pesquisa realizada, Dança Nordestina representando a cultura local e encerramento.


FORMA DE AVALIAÇÃO

Por se tratar de um trabalho coletivo e muito abrangente, caberá ao professor analisar o envolvimento de cada na construção das tarefas. Dar-se á de forma continuada, ou seja, constante. Além da observação constante, fichas de avaliação, jogos em grupo e auto-avaliação poderão ser utilizados como recurso.

Gabriel Batista da Silva - 7º Ano F

No dia 01 de Abril de 2014, fizemos uma apresentação á pedido do Professor Edimilson.
A apresentação foi sobre o município de Suzano, desde o século XVI ao século XXI. Dividimos alunos em Grupos, cada grupo tinha um tema que era referente á Suzano. O tema do meu grupo foi Economia de Suzano não era tão dificil, mas na hora de entrar no palco bateu o nervosismo, com medo de errar, nós falamos sobre os três setores: Setor Primário: que é a produção agrícola, Setor Secundário: que são indústrias e Setor Terceário: que são os comércios.
O mais dificil foi a parte da história, pois tinha que relatar coisas de Suzano em 5 séculos, séculos 16,17,18,19 e 20. E seria dividido em quatro pessoas do grupo.
Eu achei que essa apresentação serviu para fortalecer nossa leitura, interpretação e ajudar nas apresentações que viram pela frente como teatros e trabalhos escolares.

Isabela da Silva Xavier - 7º Ano G
Isabella Gomes de Paula - 7º Ano G

A nossa homenagem foi feita especialmente para Suzano e seus 65 anos.
Achei que valeu a pena, e foi muito proveitoso, pois eu aprendi várias coisas com este projeto que foi organizado pelo explêndido professor Edimilson de Geografia.
Ele foi muito paciente e nos ajudou muito a aperfeiçoar a leitura.
Eu aprendi uma coisa que eu pensava totalmente ao contrário, que a estrada das sete cruzes pertencia a Riberão Pires e não a Suzano.
Foi a primeira vez que eu apresentei uma coisa para tantas pessoas reunidas, foi uma experiência muito diferente, emocionante e legal. No primeiro momento fiquei um pouco nervosa, mas depois como um toque de mágica perdi toda a timidez e o nervosismo.
Não sei se a leitura foi do jeito que o professor gostaria que tivesse sido, mas pelo menos eu tentei e me esforçei para que pudesse ter saído o melhor possível.
Eu aprendi muito; sobre a localização, história, economia, etimologia, clima, demografia e muitas outras coisas interessantes e divertidas.
A aprendizagem nunca é muito, sempre há uma coisa ali, uma coisinha aqui, que a gente ainda não conhece. Eu conheci minha cidade um pouco mais e descobri várias coisas. Mais mesmo assim com todo esse conhecimento sei que há muitas coisas fascinantes para descobrir sobre Suzano.
Nunca é perfeito, sempre há alguma coisa que dá para melhorar. Espero que na próxima vez eu possa apresentar novamente para poder melhorar mais e mais.
Estou aprendendo a respeitar mais o nosso município, por que somos nós que podemos mudar o futuro se nós quisermos. Se eu fosse elegida prefeita de Suzano eu ia mudar muitas coisas, por exemplo: Mais hospitais, mais parques com várias árvores, escolas, ia criar mais leis e mandaria melhorar as estruturas das escolas e muito mais coisas.
                   
Professor Edimilson Antônio Ribeiro                                                              
Para o desenvolvimento de um projeto, precisamos dos saberes necessários á nossa prática educativa. Ensinar não é transferir conhecimento e conteúdos, nem formar é a ação pela qual o sujeito criador da forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Os projetos constituem um lugar entendido em sua dimensão simbólica, que pode aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade, revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situa-lo no tempo e nos espaços escolares.
O que torna necessária a proposta de um currículo que não seja uma representação do conhecimento fragmentada, distanciada dos problemas que os alunos vivem e necessitam responder em suas vidas, mas sim solução de continuidade.
Agradeço ao apoio do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração, sempre estão presentes nos projetos da nossa escola e em especial a nossa querida e amiga Professora Juliana Christie.
Parabéns, aos alunos que participaram. Valeu!!! E a toda equipe da escola Oswaldo de Oliveira Lima.



                                                               Decoração do evento
Alunos cantando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Suzano

Direção e Coordenação presentes

Grêmio Estudantil aos Hinos

 Aluna Jeisabel 7ºG - Localização da Cidade e Pontos Turísticos

Aluna Isabella Gomes 7ºG - Limites e Economia

Aluna Isabela Xavier 7ºG - Etimologia e Clima

História- Fernanda século XVI, Gisele século XVII e XVIII, Gabriela Mascena século XIX e Luciana século XX - 7ºG

 Alunos Gabriel Batista e Gabriel Gomes 7ºF - Economia

 Aluno Cleiton 7ºF - Hidrografia

 Aluna Raquel Araújo 6ºB - Cultura



Dança representando a cultura Nordestina na Cidade. Música: Correndo atrás de mim - Aviões do Forró.
Alunas: Nicoli, Khadijie, Maria Shirley e Cibele. Alunos: Kawan, Roberto, Victor e Diego.

Vídeo: A cidade de Suzano.
Alunas Isabella Gomes, Isabela Xavier e Jeisabel - 7ºG





 Teatro de Reportagem.





Alunos Matheus Geraldo e Lucas Cascalho - Hino de Suzano e Asa branca - 7ºH e 7ºI

Alunos assistindo á todo momento.

Diretora Sônia aos agradecimentos finais.


                                                                                                Juliana Christie - Coordenadora Geral
                                                                                              Kauanny Paulino - Secretária Executiva

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES

Nenhum comentário:

Postar um comentário