segunda-feira, 24 de março de 2014

ORIENTAÇÃO – GRUPO ESTUDANTIL “SE LIGUE”

No dia 19/03/2014 o Grupo Estudantil “Se Ligue” realizou no Rotary Clube de Ferraz de Vasconcelos uma Orientação aos alunos participativos, que atuam ou tem vontade de atuar de forma efetiva no Grêmio estudantil das escolas municipais e estaduais. O evento teve por objetivo expor quais são os primeiros passos para criação de um Grêmio, divulgar boas experiências de Grêmios que deram certo, além de motivar os alunos que ainda não participam, para que estes vejam os frutos do Protagonismo Juvenil e comecem a participar também. Um momento para socialização e encontro entre jovens em busca de um mundo melhor! 

O Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração foi convidado para fazer parte da Orientação por meio do Fundador e Presidente do Grupo “Se Ligue”, Renato Ramos (Renatinho) para falar sobre ações exitosas e boas práticas enquanto Colegiado dentro e fora da Unidade Escolar, através de sua Professora Coordenadora Geral, Juliana Christie e o Ex-aluno e gremista Emerson Silva. 

O Evento foi prestigiado por diversas Autoridades, Prefeito e vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, representantes do Governo da Prefeitura de Suzano, representante da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), representes das Fabricas de Cultura do Estado de São Paulo, representantes do “Cristo é Show”, professores e coordenadores das escolas e o publico alvo do encontro, alunos gremistas ou interessados em torna-se um. 

Ao longo da Orientação, foram apresentados assuntos como: O que é um Grêmio Estudantil? Por que devemos montar um Grêmio na Escola? E todas as possibilidades de fazer essa organização funcionar: Negociar, envolvimento, comunicação, ouvir, parcerias e trabalho.  Todos esses temas foram abordados pelo Presidente e fundador do “Se Ligue” Renatinho o qual também estavam impressos em uma cartilha explicativa que foi fornecida pela Organização do Evento. 

No decorrer, belíssimas apresentações culturais deixaram o evento mais animado e envolvente, com danças e outras apresentações. 

Também tivemos uma rápida, mas excelente apresentação sobre a história do Movimento Estudantil o qual mostrou ainda mais que, esteve, está e sempre estará na Juventude o poder supremo de qualquer país. 

O momento da fala do “Futuros Nova Geração” ocorreu norteado pelas boas experiências a serem divulgadas. Onde a professora coordenadora Geral do Grêmio Estudantil Juliana Christie, falou um pouco do seu trabalho desenvolvido ao longo dos anos, falando de como começou, quais foram os primeiros passos rumo ao Protagonismo Juvenil e a base das ações realizadas pelo “FNG”, a Política-pedagógica Escolar, apresentando algumas ações que foram realizadas e como estas chegaram ao Destaque na D.E.R-Suzano e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em seguida, complementando o que disse a Professora Juliana o Ex-aluno e Gremista Emerson Silva discorreu em relação ao fato de todas as ações e projetos não terem sido apoiados financeiramente por nenhum órgão ou empresa particular ou privada, falou de suas experiências dentro do Grêmio, incentivando os jovens presentes a se unir e trabalhar em prol da melhoria e qualidade de suas escolas por meio do Protagonismo, para que assim, de pequenas e boas ações possamos construir um mundo melhor. 

Outros grêmios atuantes nas escolas também se apresentaram, como os que atuam na E.E. Edir do Couto Rosa, E.E. Carlindo Reis e na E.E. José Eduardo Vieira Raduam em Ferraz de Vasconcelos. 

Fotos: Grêmio Estudantil - Futuros Nova Geração 


Organização Geral do Evento: Grupo Estudantil “Se Ligue”


Entrada do Salão “Rotary Clube” de Ferraz de Vasconcelos


Momentos que antecederam a Orientação


Cartilha orientadora que foi entregue para todos os presentes por meio da Organização do evento

Fundador e Presidente do Grupo Estudantil “Se Ligue” Renato Ramos (Renatinho) iniciando os trabalhos com a apresentação do vídeo Institucional do Grupo. 


Sr.º Prefeito de Ferraz de Vasconcelos: Dr. Acir Filló 




Sr.º Vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos: José Izidro Neto 

Michelle, representante das Fabricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo


Celso, representante da Prefeitura de Suzano


Antônio Henrique, representante da Prefeitura de Suzano


Apresentação Artística dos alunos da E.E. Profº Mario Manoel Dantas de Aquino

Apresentação Artística dos alunos da E.E. Profº Mario Manoel Dantas de Aquino


Bruno, ex-presidente do “Se Ligue” da E.E. Edir do Couto Rosa

Igor, ex-presidente do “Se Ligue” da E.E. Edir do Couto Rosa


Rodrigo, professor de História da E.E Carlindo Reis

Pablo, ex-presidente da UMES de Mogi das Cruzes

Juliana Christie, Professora Coordenadora Geral do Grêmio “Futuros Nova Geração” 

Momento em que o vídeo feito pela SEE-SP referente o Grêmio “FNG” foi apresentado


Juliana Christie e o Ex-aluno e Gremista do “Futuros Nova Geração” Emerson Silva



Ex-aluno e Gremista do “Futuros Nova Geração” Emerson Silva

Alunos da E.E. Edir do Couto Rosa apresentando suas boas ações aos presentes


Participantes presentes na Orientação


Participantes presentes na Orientação


Participantes presentes na Orientação


Apresentação Artística no final da Orientação 


Juliana Christie, Renatinho e Emerson Silva


Representantes do Grêmio Estudantil “Futuros Nova Geração” na Orientação.
(à esquerda) Johnny Dantas, Jeferson Marques, João Vinicius, Guilherme Pereira, Emerson Silva, Juliana Christie, Igor Augusto, Caroline Santos e Augusto da Silva Filho (PC-EF)




O Grêmio “Futuros Nova Geração” agradece o convite e parabeniza o Grupo Estudantil “Se Ligue” e registra a sua satisfação de ter participado dessa orientação, que conseguiu atingir seus objetivos e além de orientar, motivou mais estudantes a serem os grandes protagonistas do seu tempo. Socializações como essa são grandes portas de acesso à Democracia, e para nós, é sempre um prazer caminharmos, e ajudar quem precisa a também, caminhar na estrada da Democracia e do Protagonismo Juvenil. 





Juliana Christie – Professora Coordenadora Geral

Igor Augusto – Diretor de Imprensa 

Emerson Silva - Assessor

 ORIENTAÇÃO GERAL: *CAMILA MENEZES



Nenhum comentário:

Postar um comentário