quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Egito Antigo e a Mesopotâmia África, o “Berço da Humanidade”

No dia 19/10/13 foi o "Dia da Família na Escola" nas Unidades Escolares do Estado de São Paulo pela segunda vez em 2013. 

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. 

O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. 

Dentre as ações que foram apresentadas e desenvolvidas em nossa escola, ressaltaram-se as exposições dos trabalhos dos alunos que chamaram atenção dos pais e comunidade que compareceram ao evento. 


SALA EGITO ANTIGO 

O projeto sobre o Egito Antigo foi desenvolvido entre as disciplinas de Arte, Matemática, Geografia, Ciências e teve como base o Currículo do Estado de São Paulo de História da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental. Sendo também atrelado às propostas das demais matérias. 

Foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos por meio de pesquisas e exposições de produções desenvolvidas com diversos tipos de materialidade. 

Esse envolvente projeto deu sentido ao aprendizado de seus alunos participantes estimulando e valorizando sua atuação no processo/ensino como sujeito agente capaz de se expressar e representar seu aprendizado. 

Por meio do projeto o aluno passou a conhecer e valorizar a história do Egito Antigo e o seu contexto social vivido naquela época. 


PROPOSTA CURRICULAR QUE SERVIU DE BASE PARA O PROJETO: 


5ª série/6º ano do Ensino Fundamental

2º- bimestre

Conteúdos

Civilizações do Oriente Próximo
O Egito Antigo e a Mesopotâmia
África, o “berço da humanidade” 

Heranças culturais da China e trocas culturais em diferentes épocas

Habilidades

Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de 
sua organização em diferentes contextos histórico-sociais
Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades antigas
Identificar a importância dos recursos naturais para a organização do espaço 
histórico-geo gráfico
Estabelecer relações entre a ação humana e as transformações do espaço natural
Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o 
papel das leis em sua estruturação e organização
Identificar nos códigos legais a presença e a preservação das desigualdades que 
caracterizam as sociedades ao longo da história
Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade a partir de dados e 
vestígios arqueológicos
Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento 
histórico
Identificar as características e os conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
Reconhecer a importância das práticas de religiosidade para a construção das identidades 
socioculturais
Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos 
de vida das sociedades ao longo da história
Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de 
sua constituição
Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus múltiplos aspectos – 
para a conformação das sociedades contemporâneas

Currículo do Estado de São Paulo de História, Pag 40. Disponível em  http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf












Registro dos alunos desenvolvendo os trabalhos que foram apresentados.





Professor Alvaro (História) 


















(à esquerda) Professor Álvaro e PC - EF Antonio Marcos.

(à esquerda) Professora Mercedes e Sonilde (Arte) 

 (à esquerda) Professora Sonilde e Mercedes (Arte) 

Professora Marina e Professor Valter. 

Professora Marina e Professor Valter. 

Professor Álvaro (História) 


Gremista Emerson Silva. 

Gremistas "FNGs" 

PCA-GP Edna Yumi. 

Professor Álvaro (História) 

Responsáveis pela limpeza: (À esquerda) Glória e Dita. 

AOE Gracely. 

Equipe da Limpeza.

Alunos interagindo com a obra. 


AOEs (à esquerda) Camila  e Gracely. 

Alunos e suas obras. 



Professor Álvaro explicando a proposta da sala para os pais e alunos.

Alunas Interagindo com a obra. 

Aluna Yasmim (6ºB) interagindo com a obra. 


Aluna Gabriela (6ºF) Interagindo com a obra. 

Professor Álvaro explicando a proposta da sala para os pais e alunos.

Dita (equipe de Limpeza).

Atrás da mascara, professo Augusto (Física) rs'

Professor Álvaro (História) e sua esposa Professora Elizete (Língua Portuguesa) 






Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário