sábado, 12 de outubro de 2013

Visita dos Alunos no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Cultura é Currículo 07/10/13

No dia 07/10/13 os alunos do 1º Ano EM da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima realizaram uma visita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) com as professoras Juliana Mara (Língua Portuguesa) e Valéria Cristina (Matemática) e o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração por meio do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Cultura é Currículo.



                                                                    (Fonte da Imagem: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/) 


O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. 
Saiba mais...                                (Fonte: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx)



(Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/home22,128,10161,0,0,1,1.bb) 



Inaugurado em 21 de abril de 2001, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo comemora o sucesso de ter atingido seu objetivo: injetar uma vitalidade ainda maior na cena paulistana. Por meio de uma programação de qualidade e de seus programas educativos, o CCBB contribui para mudar a relação do paulistano com o centro da cidade. 

O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital. 

A construção foi inteiramente reformada para abrigar o Centro Cultural Banco do Brasil. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século. A construção de cinco andares (mais subsolo e mezanino) foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico/Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (DPH/Conpresp). Com 4.183 metros quadrados, o CCBB São Paulo possui salas de exposições, cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria. 

A escolha do prédio, no centro histórico de São Paulo, reflete a preocupação do Banco do Brasil com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico. Hoje, mais de um milhão de pessoas circulam diariamente pela região, e o Centro Cultural Banco do Brasil funciona como um ponto de convergência não apenas para a observação, mas também para a popularização, a disseminação e o debate sobre as principais questões culturais no mundo contemporâneo. Como fomentador da arte, o Banco do Brasil apresenta uma programação original, em áreas como música, artes plásticas, cinema, literatura, dança, teatro e programas educativos. 
Saiba mais...                                                Fonte: (http://www.bb.com.br/portalbb/home21,128,128,0,1,1,1.bb



Ao chegarem no CCBB os alunos foram recebidos pelos educadores Roberto e Roger que dividiram os alunos em  dois grupos para uma melhor visitação ao local, a conversa começou com uma interação entre os alunos com objetos que fomentavam o passado do nosso país referente as plantações de café e as ferrovias. Ao interagir com esses objetos os educadores iniciaram a explicação do processo histórico e patrimonial do ambiente, onde os alunos demostraram interesse e principalmente interagiram a todo momento com o espaço questionando e tirando dúvidas. 

Na ocasião a exposição "Mestres do Renascimento – Obras-primas Italianas" (que ficou desde o dia 13 de julho até dia 29 de setembro) estava sendo desmontada e já estava iniciando a montagem da exposição "Resistir é preciso" que será exposta a partir do dia 12/10/13 até dia  06/01/2014. Sendo assim, fizemos uma visita patrimonial, conhecendo toda a história da arquitetura do local, bem como as influências que nortearam a construção do prédio. 

A Interação entre os educadores, professores e alunos sobre o CCBB-SP fez com que, cada momento da visita se tornasse uma experiência única e marcante. São por esses e outros motivos que o Programa Cultura é Currículo facilita e promove o acesso de alunos e professores a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, e com isso poder conhecer e vivenciar experiências maravilhosas que ampliam a visão e perspectiva de mundo dos alunos, visto que saem da escola e voltam cheios de novos conhecimentos que nada nem ninguém conseguirão tirar. 



(Fotos: Emerson Silva)


Alunos no ônibus em direção ao CCBB- SP

Nossa querida São Paulo, como sempre estamos acostumados a encontra-la... 

Alunos e professores em direção ao CCBB-SP. 




Alunos chegando ao Centro Cultural Banco do Brasil. 



Foto oficial da visita ao CCBB- SP 07/10/13 (1º Ano EM) 



Alunos interagindo com o Educador Rogério no início da visita. 

Alunos interagindo com o Educador Rogério no início da visita. 





Alunos e professores conhecendo a arquitetura do prédio.








Alunos contemplando a maquete oficial do Prédio do CCBB - SP feira pelo Arquiteto: Hippolyto Pujol





A cada andar do CCBB novas descobertas... ! 




Alunos conhecendo os detalhes dos vitrais que formam o teto do CCBB-SP. 
#Lindo #Incrível 







Alunos interagindo com o educador Roger. 

Cofres do CCBB-SP

Detalhes dos Cofres do CCBB. 













Alunos com o Educador Roger. 



Anúncio da próxima exposição que será apresentada no CCBB - SP 
"Resistir é preciso"



Representantes do Grêmio Estudantil 
Futuros Nova Geração no CCBB - SP




Acompanhem o vídeo dessa visita!!!!!!!!


 (Página do "FNG" no YouTube) 



Se você ainda não conhece o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, não perca tempo! 

O CCBB São Paulo está numa área de fácil acesso. Além das várias linhas de ônibus que passam perto do local, o prédio fica próximo às estações Sé e São Bento do Metrô.


Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
01012-000 / São Paulo (SP)
(11) 3113-3651/3652 
ccbbsp@bb.com.br 

Funcionamento: quarta a segunda, 10h às 22h (horário especial durante a exposição Mestres do Renascimento). O CCBB SP é fechado às terças-feiras. 




Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva








2 comentários:

  1. Olá amigos!
    Obrigado pelo carinho e por divulgarem no blog o trabalho do CCBB Educativo!
    Meu trabalho como educador e artista só faz sentido a partir do momento que esse encontro acontece!
    Estou com os olhos cheios d´agua! Emocionado!
    Retornem!!!
    Serão sempre bem vindos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto Santos
      Agradecemos o comentário e principalmente o conhecimento adquirido no dia em que acompanhamos os alunos na Visita ao CCBB por meio do Programa Cultura é Currículo ;)

      Att: Equipe de Comunicação!

      Excluir