quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Visita dos Alunos na Mostra "30 × Bienal - Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª Edição" - Cultura é Currículo 02/10/13

No dia 02/10/2013 os alunos da 5ª Série 6º Ano "A"  da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima realizaram uma visita na mostra "30 × Bienal - Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª Edição"  no Parque do Ibirapuera com as Professoras Sonilde Moriconi (Arte), Danilene Souza (História) e o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração por meio do Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Cultura é Currículo

Antes da visita, os alunos foram orientados e Preparados pela equipe responsável pela visita na escola.

(Fonte da Imagem: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/) 


O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. 
Saiba mais...                     (Fonte: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx)

(Fonte da Imagem: http://www.30xbienal.org.br/) 

A história das exposições de arte é um instrumento imprescindível para a compreensão da história da arte. A Bienal de São Paulo é um caso significativamente singular, pois foi a primeira bienal a surgir em um país periférico no hemisfério sul, no qual provocou, a partir de 1951, uma dinâmica local particular. A mostra 30 × Bienal - Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição procura verificar os nexos, contextos, relações e processos que os artistas e obras estabeleceram como momentos determinantes na história da Bienal, da arte brasileira e também internacional. De fato, sem a rotina ininterrupta da Bienal, seria muito improvável a formação da tradição moderna e contemporânea tal como ocorreu, de maneira única nas artes plásticas brasileiras em contato e confronto com as tendências estrangeiras – e que veio a construir a própria história da exposição. A Bienal foi sempre, a cada edição, uma mostra da atualidade da produção artística brasileira. Inevitáveis, portanto, as posições em confronto, as relações e as aproximações. Foi o evento que rompeu com o isolamento cultural das artes plásticas e expandiu sua projeção para além daquele círculo de iniciados. Portanto, por meio tanto das obras quanto dos artistas da exposição, assim como da coletânea crítica do catálogo, 30 × Bienal busca apresentar as transformações da arte brasileira que ocorreram nas trinta edições – desde a polêmica sobre a arte abstrata que dominou os anos 1950, passando pela nova figuração, pelo experimentalismo e pelo influxo da arte pop nos anos 1960, pela atmosfera conceitual nos anos 1970, pelo retorno à pintura nos anos 1980 e pelas chamadas práticas contemporâneas que se manifestam desde o final do século 20. É o “efeito” Bienal, portanto, visto em sua totalidade: um processo transformador.
Saiba mais...                                                                        Fonte: (http://www.30xbienal.org.br/)





Os alunos saíram da escola no horário programado onde, foram acompanhados pelas Professoras responsáveis pela visita, Sonilde Moriconi (Arte), Danilene Souza (História) e o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração que acompanha e também organiza as ações do Programa na escola. Durante o caminho até a mostra as professoras falaram um pouco da história de cada ponto que chamava a atenção dos alunos, bem como da própria cidade.

Ao chegar no Parque Ibirapuera os alunos foram orientados pela equipe de segurança responsável pela Mostra sobre as primeiras informações referentes a caminhada até a Bienal bem como o que era e não era permitido ingressar no evento. 

Ao chegar na entrada do prédio, os alunos e professores foram carinhosamente recebidos pela equipe dos Educadores da Bienal onde, para uma melhor visitação na exposição foi feita uma divisão de dois grupos, o 1º foi composto pela Professora Sonilde Moriconi (Arte), Gremista Emerson Silva (Secretário Executivo) e alunos, que foram acompanhados pela Educadora Danielle Sallatti, o 2º grupo foi composto pela Professora Danilene Souza (História), Gremista Igor Augusto (vice-presidente) e foram acompanhados pela  Educadora Mariana Alonso

Durante a visitação os alunos puderam contemplar algumas das mais de 250 obras de 111 artistas que passaram pelas outras 30 edições da Bienal de Arte, o fato que mais chamou atenção foi quando os mesmos encontraram as obras que foram apresentadas anteriormente na Preparação feita com eles. 

Durante a exposição os alunos tiraram dúvidas com as educadoras, interagiram com as obras, tiraram fotos para registrar o momento e, alguns alunos ficaram emocionados com o contato direto com algumas obras, visto que nunca tinham apreciado tais obras presencialmente. 

Ao final da visita os dois grupos se reuniram para um troca de experiências sobre tudo o que foi visto durante a tarde, com a mediação das Educadoras eles expuseram suas opiniões sobre as obras, qual obra chamou mais atenção, o que mais gostaram, o que não gostaram e encerraram a visita com uma potente salva de palmas... Para finalizar, as professoras receberam o Kit Educativo da Bienal e posteriormente todos voltaram para o ônibus e seguiram em direção à escola, onde chegaram no horário previsto cheios de novas experiências e um conhecimento adquirido que jamais será perdido. 


Mais uma vez o programa Cultura é Currículo através das ações do Projeto "Lugares de Aprender" conseguiu ampliar e aprofundar o conhecimento de alunos e professores por meio da visita à "30 × Bienal - Transformações na Arte Brasileira da 1ª à 30ª Edição", ações como essa, possibilitam uma maior aprendizagem visto que, estimulam e desenvolvem a aprendizagem por meio da interação com os "lugares de aprender" onde também, conhecem e valorizam os Patrimônios Públicos, históricos e culturais da Cidade. 

As visitas que os alunos realizam por meio dos Projetos do Programa Cultura é Currículo é sem dúvida, ponte de ligação entre o "teórico" e o "prático", visto que o acesso de alunos e professores as instituições são facilitados e articulados com maestria e competência por toda a Equipe Técnica do Programa, bem como os responsáveis nas Diretorias de Ensino. 
                                                                                               (Fotos: Emerson Silva e Igor Augusto) 









Alunos da 5ª Série 6ºA no ônibus em direção à 30 x Bienal




Professora Sonilde Moriconi (Arte) acompanhada dos alunos.


(Gremista Emerson Silva - identificado com a camiseta do Grêmio "FNG"
acompanhado dos alunos)


Professoras Danilene Souza (História) 'à esquerda' e Sonilde Moriconi (Arte) 
acompanhadas dos alunos








Alunos acabando de descer do ônibus dentro do Parque Ibirapuera.

Alunos em direção a Bienal do Parque Ibirapuera


Um pouco da beleza e exuberância do Parque...





Esses momentos é sempre bom registrar, a interação e aproximação dos alunos junto aos professores é um dos diversos benefícios do Cultura é Currículo.


Pura animação!!!!!!!!!!!



Professoras Responsáveis pela visita: 
Sonilde Moriconi (Arte) e Danilene Souza (História) 


Por sugestão da professora Sonilde Moriconi (Arte) todos que foram à visita criaram um estilo diferente para tirar a foto oficial, isso ocorreu pelo fato da professora ter trabalhado com os alunos "Esculturas" Portanto, nossa Obra de Arte: 

"Escultura Viva"











Professora de Arte, Sonilde Moriconi.













Professora de História, Danilene Souza


Representantes do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração
Emerson Silva (Secretário Executivo) -à direita-
Igor Augusto (Vice-presidente) 



Professora Danilene Souza (História) e Gremista Igor Augusto acompanhados dos alunos. 

                            Professora de História, Danilene Souza interagindo com a obra...



Professora de Arte, Sonilde Moriconi.


Educadora Danielle Sallatti apresentando à obra aos alunos. 



                            Educadora Danielle Sallatti apresentando à obra aos alunos. 











Educadora Danielle Sallatti apresentando à obra aos alunos. 


Educadora Mariana Alonso apresentando à obra aos alunos. 




Professora Sonilde Moriconi (Arte) acompanhada das alunas 
Gabriella Mascena e Giovana Delfino. 

Professora Sonilde Moriconi (Arte) acompanhada das alunas 
Gabriella Mascena e Giovana Delfino e Gremista Emerson Silva.





Ana Luiza Nogueira (6ºA) - Delegada da Escola Sustentável



Professora Sonilde Moriconi (Arte) acompanhada das alunas 



Roda de conversa para socialização das experiências. 




Professora Danilene Souza, Gremista Emerson Silva e Sonilde Moriconi. 

Gremista Igor Augusto (vice-presidente) acompanhado dos alunos. 



Hora de voltar para casa... 



(Foto editada pela aluna do 6ºA Geovana Souza) 


ASSISTAM O VÍDEO DA VISITA!!!!!!! 


(Página do "FNG" no YouTube) 





Gostou? Ainda existe tempo para você visitar a mostra "30 × Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição" 

De 21 de setembro a 8 de dezembro de 2013
Fechado às segundas-feiras
Terças, quintas, sábados, domingos: das 9h às 19h (entrada até as 18h)
Quartas e sextas-feiras: das 9h às 22h (entrada até as 21h)
Entrada gratuita

Bienal do Parque Ibirapuera: 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, VIla Mariana, São Paulo - SP




Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário