quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Campanha Sustentável (Recolhimento dos "Cadernos do Aluno" já utilizados)

Na volta do 2º semestre de 2013 o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração propôs um Projeto que recolhesse todos os Cadernos do Aluno que já foram trabalhados e utilizados pelos educandos e professores. O projeto foi aceito e apresentado na Reunião de Replanejamento Escolar onde nós solicitamos aos professores que comunicassem aos alunos que o Grêmio receberia esse, e outros tipos de materiais semelhantes para que pudéssemos fazer o descarte certo, visto que na maioria das vezes os mesmos servem de "confetes" e outras finalidades erradas. 
Coube ao Grêmio divulgar a campanha nas salas, recolher e enviar todo o material até uma empresa de reciclagem. 

Justificativa:

Em uma época em que o uso da tecnologia digital, como os tablets , se intensifica, o desperdício de papel se torna uma ação cada vez mais insustentável. Em ambientes onde o uso de papéis e semelhantes é comum é imprescindível como nas escolas, é importante determinar um descarte correto, pensando sustentavelmente. Mediante essas informações cria-se a necessidade de recolher esses materiais e descarta-los em locais apropriados. A ação começou com a Professora Marina Galiano (Ciências) que orientou seus alunos a entregarem ao Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração os Cadernos do Aluno do 1º bimestre que haviam  sido trabalhado durante o período em questão.


Objetivo Geral:  

Recolher todo o tipo de Papel que já tenha sido utilizado para alguma finalidade e que possa ser reciclado, principalmente os “Cadernos do Aluno” que já foram utilizados pelos educandos e professores atendendo ao Currículo Oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e encaminha-los a uma Empresa especializada no recolhimento e reciclagem dos mesmos. Evitando assim, o mau descarte desses materiais, como por exemplo, as proximidades da escola quando se aproxima o período de recesso escolar.


Metodologia:
Solicitar aos professores em ATPCs que orientem seus alunos a deixarem na escola todos os “Cadernos do Aluno” já utilizados explicando qual a importância dessa ação.

Receber de todos os períodos não somente esse tipo de material, como qualquer outro semelhante (Livros, Revistas, Jornais e etc).

Após esse recolhimento encaminhar tudo àquilo que foi recebido a uma empresa especializada no recolhimento e reciclagem do mesmos.


Publico Alvo:
Todos os períodos (manhã, tarde e noite) Alunos, Professores e Funcionários da Unidade Escolar.

Tempo de execução:
Ano Todo

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração
Professores:
Juliana Christie (Ed. Física)
Marina Galiano (CFB) 




Após uma intensa campanha em todos os períodos, o FNG recolheu 382 quilos de papéis que foram destinados a uma empresa especializada no recolhimento e reciclagem dos mesmos, proporcionando um descarte certo aos materiais que se não fosse essa ação, seriam jogados em lugares inapropriados.

Agradecemos a todos os educandos que nos entregaram seus "cadernos do aluno", aos professores pelo apoio e divulgação, à Direção e Coordenação pela aprovação do projeto e também por nos entregarem uma grande quantidade de papéis que foram utilizados por eles.

Também agradecemos a AOE Elaine Soares que gentilmente nos emprestou seu carro para que pudéssemos levar tudo aquilo que recolhemos.  


No dia 12/08/13 fizemos a união de tudo o que nos foi enviado e direcionamos a uma Empresa especializada no recolhimento e reciclagem de papel. 



Fotos Tiradas pelo Gremista: Rafael Grisasto 
(à esquerda) Karine Rodrigues, Gabrielly Lima, Emerson Silva, Kelly Marques, Giovana Alves, Jeferson Marques, Guilherme Pereira, Rafael Grisasto, Juliane Nunes e Nailton Mendes.

Parte dos "cadernos do aluno" que nos entregaram.

Parte dos "cadernos do aluno" que nos entregaram.

A Direção e Coordenação nos destinou os papelões que estavam guardados provenientes dos kits de material escolar
(essa é apenas uma pequena parte do material recolhido) 














Juliana Chrstie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva  







Nenhum comentário:

Postar um comentário