quinta-feira, 4 de julho de 2013

Relação Aluno/Professor na E.E. Oswaldo de Oliveira Lima!

Para encerramento das atividades semestrais o Orador do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração Matheus Pensador  escreveu um texto sobre a relação dos professores da nossa escola com os alunos. 

Vale a pena ler!!!! 



OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA, UMA FAMÍLIA.


Desde que eu entrei na escola sempre escutei uma frase “A educação vem de casa”. O amor surge em qualquer local, basta às pessoas plantarem.

Hoje, vemos nos noticiários de como a educação do povo brasileiro está péssima, mal investida e desvalorizada pela grande parte da sociedade. Mas nem tudo está tão perdido assim, onde há trevas há também uma luz. Nas escolas temos ótimos alunos, ótimos professores e uma excelente gestão, quando começamos a ter união e respeito mútuo no ambiente!  Nesse Planeta tão maravilhoso, possuímos diversas diferenças e, graças a elas conseguimos nos desenvolver nos conhecimentos. Algumas coisas na vida são medidas por números e, não pelo valor, conteúdo e qualidade que existe dentro delas.

O ‘Oswaldo’ é uma escola considerada ruim por ter um baixo rendimento nas notas pelo SARESP e por estar posicionado em último lugar no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Mas essas notas realmente representam a qualidade, conteúdo e valor da escola? 

Suponhamos que em uma classe com 40 alunos, 10 deles tiram notas boas. Mas por algum deslize ou erro no bimestre suas notas diminuíram. Porém, esses 10 são considerados bons alunos. Por causa dessas notas baixas que eles tiraram, vai os fazer ser uma pessoa ruim, que não quer nada com a vida? De fato, não. Na nossa escola é a mesma coisa. Temos ótimos professores que se dedicam de corpo e alma pra ensinar um aluno, a saber, ler, escrever e torna-lo crítico. Quem passa nos corredores e vê um professor trabalhando, não tem a noção do espetáculo que está acontecendo naquela sala. Em todas as escolas existem dois tipos de professores; os que se preocupam em passar matéria na lousa e dar vistos e, aquele que se preocupa com aprendizagem do aluno. No Oswaldo sempre vejo os professores chegando até a carteira de um colega de classe, que está de cabeça baixa ou preocupada (o), para ajuda-lo (a). Nossa U.E. não é apenas um ambiente onde entra e sai professores e alunos. É uma família unida que se preocupa com o bem de todos os alunos. 

Querendo ou não todos os alunos são especiais. A escola quem faz somos nós, alunos. Entretanto, se eu sou um aluno ruim, não tenho amizade com ninguém e sempre desrespeito os professores e os colegas de classe, essa escola será boa pra mim? Já ouvi várias vezes a sociedade dizer que o ‘Oswaldo’ é uma escola ruim, onde os alunos fazem o que querem e tem total liberdade. A escola libera ao aluno todos os materiais e salas para fazerem ótimos trabalhos, sendo assim, enriquecendo o ambiente escolar! 

É muito desagradável você ver todos os professores indignados, outros até chorando, por não ter conseguido levantar a porcentagem de aprendizagem dos alunos para se saírem bem na prova do SARESP. E aí vem aquela pergunta do professor “Aonde foi que eu errei? Será que não estou conseguindo exercer o meu papel, como professor?” Escutei essas indagações de muitos professores, e foi ruim. Porque eles se dedicam ao máximo para que o aluno aprenda, porém o estudante tem o livre arbítrio de querer ou não aprender e, quando chega na hora da prova final que vai fechar as notas e o andamento da escola, o aluno tem a ousadia de fazer a atividade ás pressas ou simplesmente fazer de qualquer jeito! E por causa disso, a numeração do IDESP não levanta. Porém, temos aqueles alunos que se esforçam para tirar boas notas, e querer levantar o nome da Escola, fazendo seu papel de aluno, cumprindo com suas responsabilidades e tendo respeito com todos ao seu redor.  Então eu pergunto novamente, esses números realmente representam a nossa unidade escolar? Lembre-se, o ‘Oswaldo’ tem ótimos Auxiliadores da Vida, que se preocupam com você, aluno. Professor não é apenas um profissional qualificado em tal função, eles são muito mais que isso. Acredite ser professor não é fácil. Eu não sou, mas admiro quem é! Porque essa é a única profissão que faz você e o seu filho amanhã, torna-se um cidadão crítico e pensante. 

MATHEUS PENSADOR (1ºB)
Orador do Grêmio Estudantil 


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin91P60TKX4Wu54y2RxoTdC0Nu4uZGJXQmgb80zJ7Jr1qBNNsDL4IQ_mPShsjen09473JGkPHa5E1-VKLOIBqbYuQhdS518PshR47aGDJw-aiaVccBjzGo0xG0vbzM1LIxJDgTLF_rExg/s1600/PROFESSOR-ALUNO.jpg





Juliana Christie Menezes Silva
Coordenadora Geral do Grêmio

Emerson Silva 









Nenhum comentário:

Postar um comentário