sábado, 11 de maio de 2013

Visita dos Alunos ao MAM - Museu da Arte Moderna - "Cultura é Currículo"

No dia 08/05/2013 por meio do Programa "Cultura é Currículo" os alunos dos 3ºs anos do EM juntamente com os professores Augusto da Silva (Física) e Simone Corsini (Arte) e o Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração visitaram o MAM - Museu de Arte Moderna localizado no Parque Ibirapuera. 

Antes de tudo, vamos explicar o que é o Programa Cultura é Currículo:



O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular: 

- Currículo e Cultura; 

- Currículo referido a competências; 

- Currículo que tem como prioridade a competência escritora e leitora.
Nesse contexto, a definição do Programa orientou-se por três objetivos básicos a serem alcançados: 

- Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social. 

- Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens. 

- Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.
O Programa Cultura é Currículo é composto por três projetos: Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola.




Agora, vamos falar um pouco do MAM: 

O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.



Essa visita, possibilitou a todos que foram um adendo de novos conhecimentos. Através da arte podemos desenvolver um senso crítico. Na ocasião apreciamos a Exposição "Alex Vallauri: São Paulo e Nova York como suporte" (Grande Sala) e na sala Paulo Figueredo " Lady Warhol" (mas, não conseguimos visita-la devido o tempo da visita) 




Por onde andávamos fazíamos novas descobertas, visto que muitos alunos nunca tinham visitado um Museu. Eles puderam vivenciar por algumas horas, essa maravilhosa experiência. Fomos divididos em dois grupos, um deles foi conduzido pela Educadora Fernanda que mostrou a exposição em todas as suas faces. (A Curadoria Geral foi do João Spinelli).


Educadora: Fernanda. (Nos recebeu muito bem, e propiciou uma ótima visita, onde debatemos alguns temas, conversamos...) 




Confiram algumas fotos dessa visita: 


Entrada do MAM

Obra feita pelos "Gêmeos" na entrada no Museu! 


Alguns dos alunos que foram ao MAM. 

Fomos separados em dois grupos... 




Jardim das Esculturas: 












Todo mês, uma obra do acervo do Museu é exposta em uma parede na entrada da Grande Sala:





Projeto Parede:  Todo mês a parede que dá acesso a Grande Sala é suporte para uma obra de um artista diferente: 






Outras fotos: 


















Momento que paramos para debater a nossa experiência depois da visita, foi muito importante pois conversamos sobre o Grafite (projeto que vamos desenvolver em nossa escola). 



Voltando do MAM. 





Confiram todas as fotos, clicando aqui




Gostou do projeto? Você aluno que já participou, deseja conhecer melhor e dividir suas experiências e aprofundar-se cada vez mais no universo de sonho e aprendizagem do "Cultura é Currículo" ? 
Acesse o site mantido pela D.E.R - Suzano atualizado pelo Núcleo Pedagógico de Arte com a PCNP Eliane Florindo. 







Emerson Silva






Nenhum comentário:

Postar um comentário