terça-feira, 28 de maio de 2013

Visita ao Catavento Cultural e Educacional "Cultura é Currículo" 24/05/2013

No dia 24/05/2013 os alunos dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental realizaram uma visita ao Catavento Cultural e Educacional de São Paulo por meio do Projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo "Cultura é Currículo". 

Inaugurado em março de 2009, o Catavento Cultural e Educacional está localizado no Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II. Seu objetivo é despertar o interesse dos jovens para questões relacionadas à ciência, ao meio ambiente e aos problemas sociais. 

No início de 2011 o espaço recebeu o acervo do Museu de Tecnologia, com 36 objetos de pequeno e grande porte, como o avião DC-3, utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Os 4 mil m² estão divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.

O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos.
                                                                             Fonte: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx


Organizado pelas professoras Margareth Tavares Lopes (Biologia) e Janice da Silva Santos (Matemática) com participação do Grêmio Estudantil Futuros Nova Geração os alunos fora divididos em 2 grupos e conhecerem 3 seções:

>Vida
>Gravidez
>Alertas 

Dentre essas, sem dúvidas a "Gravidez" foi a que mais chamou a atenção dos educandos, devido a dinâmica apresentada e a interatividade com o ambiente, além de um papo descontraído no final sobre gravidez na adolescência... Na seção "Vida" conhecemos e debatemos sobre as dúvidas que ainda existem referentes a reprodução humana e o corpo humano. E na seção "Alertas" conversamos sobre as drogas lícitas e ilícitas e quais são as suas consequências para o homem na sociedade.  

Foi uma ótima experiência que recomendamos a todos!  




                                                                                             Foto tirada com a câmera da escola.


Todos que foram ao Catavento...! 



Gostou do projeto? Você aluno que já participou, deseja conhecer melhor e dividir suas experiências e aprofundar-se cada vez mais no universo de sonho e aprendizagem do "Cultura é Currículo" ? 
Acesse o site mantido pela D.E.R - Suzano atualizado pelo Núcleo Pedagógico de Arte com a PCNP Eliane Florindo. 







Emerson Silva 



Nenhum comentário:

Postar um comentário