terça-feira, 14 de maio de 2013

Grêmio Estudantil no Dia Mundial do Meio Ambiente!


EE OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA
PLANO DE AULA

ÁREA DE CONHECIMENTO CIENCIAS E GEOGRAFIA
PROFESSORES RESPONSAVEIS: GEANE E MARINA
SÉRIES ENVOVIDAS SEXTOS ANOA/ A, B, C,D,E,F e G

CONTEUDO
METODOLOGIA
HABILIDADES
RECURSOS

-O AMBIENTE VIVO.
-PAISAGENS

-DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
-PESQUISA SALA DE INFORMATICA, LOCALIZAÇÃO DE PAISAGENS DO ENTORNO DA UNIDADE ESCOLAR, VIA SATÉLITE.
E IDENTIFICAÇÃO DE DIFERENTES PAISAGENS. (GEANE).
-
AULA DE CAMPO NOS JARDINS DA UNIDADE ESCOLAR. Fauna e flora local e a relação dos seres vivos e não vivos e a manutenção da vida (MARINA).

-PESQUISA SALA DE INFORMATICA. IMPACTOS AMBIENTAIS (LOCAL E GLOBAL). (MARINA E GEANE)

AULA DE CAMPO NAS PAISAGENSE AMBIETES DO ENTORNO DA UNIDADE ESCOLAR.
-RIO TIETÊ
-RESTINGA DE MATA ATLANTICA.
-BREJO
-OLHOS D’AGUA
-ENCOSTAS E MORROS.

- PRODUZIR UM VIDEO E POSTAR NO BLOG DA UNIDADE ESCOLAR E ENVIAR UMA COPIA PARA A OFICINA PEDAGÓGICA NA DIRETORIA DE ENSINO.
COMPREENDER E DESCREVER UM
AMBIENTE VIVO A RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS
-FAZER RELATÓRIO DE PESQUISA EM CAMPO.
TEXTO DESCRITIVO
DO ESTUDO DE CAMPO.
MAPA DESCRITIVO DA REGIÃO PESQUISADA, E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO MAPA.

-DESCREVER OS DIFERENTES TIPOS DE PAISAGENS E A ATUAÇÃO HUMANA NESTAS.
PESQUISAR E DESCREVER PAISAGENS POR MEIO DE IMAGENS DE SATÉLITE.
-
COMPREENDER O DIA 5 DE JUNHO COMO O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM DETRIMENTO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, LOCAL E GLOBAL.




-RECURSOS MULTI MIDIAS
-8 FOLHAS DE PAPEL PARDO
-10 CDs
-CADERNO DO ALUNO (VOLUME 1 DE CICENCIAS
(E GEOGRAFIA).

-LOUSA E GIS
-ONIBUS
-MAQUINA FOTOGRAFICA E FILMADORA
-2 INSPETORAS
-APOIO DO GREMIO.


OBSEVAÇÃO
TODAS AS ATIVIDADES SÃ0 PROPOSTA E DESENVOLVIDAS De acordo com as situações de aprendizagem 1,2 e3 do caderno volume 1
De ciências.
Geografia; cadernos do aluno volume 1, situação de aprendizagem 1,2e 3.

        
ORGANOGRAMA
   Dia e Horário            
Local
Professores
Séries
Das 13h00min AS 15h00minhs
14/05/2013
RIO TIETÊ
GEANE E MARINA
6º B e G
Das 13h00min AS 15h00minhs
20/05/2013

MATA ATLANTICA
GEANE, MARINA E SONILDE.
6º C e D
 Das 13h00min AS 15h00minhs
16/05/2013
ENCOSTAS E MORROS
GEANE E MARINA
6º A
E F
Das 13h00min AS 15h00horas
17/05/2013

ENCOSTAS E MORROS
GEANE E MARINA
6ª E

Observação; para comemoração e um olhar para o dia 5 de junho, o dia mundial do meio ambiente.
Em cada ambiente visitado será realizado uma ação
-Rio Tietê, um grito de socorro por meio minuto.
- brejo, um minto de silencio em homenagem aos seres que lá vivem em especial aos sapos.
-Mata Atlântica, vamos cantar parabéns e dar uma salva de palmas.
_ Encosta e Morros uma coreografia de uma musica escolhida pelos alunos.
-Olho d’água recitar uma poesia coletiva de autoria de alunos.







Hoje, começamos essa agenda com o 6º ano B e G !! Que trabalho de campo maravilhoso! Tenho certeza que essas crianças jamais esquecerão desse dia, e os conhecimentos que foram adquiridos jamais serão esquecidos! Essas são apenas algumas fotos, assim que concluirmos tudo, postaremos todas as nossas ações! #Aguardem! 

Parabéns as Professoras Marina Galeano (Ciências) Geane Rodrigues (Geografia) pela reelização do projeto e Juliana Menezes (PCG do Grêmio) pelo apoio ao projeto.



                                                                                             Fotos tiradas com a câmera da escola.

Professoras  Marina(CFB) , Juliana (PC- Grêmio) e Geane (Geografia) (pouco antes de sairmos) 

As margens do Rio Tietê! Onde os alunos gritaram por socorro em um ato para chamar a atenção das autoridades e despertar nas pessoas o hábito de cuidar e zelar pelo Meio Ambiente (Em breve o vídeo dessa ação) 

Encostas, Morros e Paisagens da Cidade (Logo atrás do Centro Cultural do Boa Vista, Suzano-SP) 

Representantes do Grêmio Estudantil, participando e auxiliando na organização e no andamento do Trabalho de Campo, foi maravilhoso poder participar!! 





Aguardem mais novidades sobre esse projeto do Dia Mundial do Meio Ambiente! 



Emerson Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário